Livro narra a trajetória do ex-presidente da Bahiagás

A história da militância de Davidson vira livro
Arquivo/Ed Ferreira

“Desde sua filiação ao PCdoB, aos 18 anos, Davidson Magalhães exerce uma capacidade de liderança serena porém segura, ágil e audaz. Marcada por grandes e pequenos momentos de desafio e superação, erros e acertos, como pode ocorrer com qualquer um de nós, sua performance pessoal e profissional conduz à reflexão e análise. É merecedora do mais amplo conhecimento público”.

É dessa forma que o jornalista e escritor Vander Prata apresenta o seu novo livro Voo Livre, uma publicação da Fundação Mauricio Grabois e Editora Anita Garibaldi. Será lançado no próximo dia 4 de junho, a partir das 18h30, na sede da Associação Comercial da Bahia, Praça Conde dos Arcos, Comércio. O livro aborda parte da trajetória de Davidson Magalhães, vice-presidente do PCdoB e ex-presidente da Bahiagás, baiano de Itabuna, 53 anos, “comunista convicto, político atuante, executivo dinâmico e de competência aprovada”. O prefácio é do ex-deputado federal Haroldo Lima. 

O autor afirma que relatar o percurso de Davidson Magalhães é como mergulhar “um pouco no passado recente da história política e econômica do Brasil e da Bahia. É falar de toda uma geração que cresceu numa época conturbada de autoritarismo e perda de liberdades e que participou do processo de redemocratização e desenvolvimento mais recente do país”.

A história é narrada a partir de acontecimentos e circunstâncias de um tempo vivido pelo protagonista, a partir do final dos anos de 1970. Das primeiras passeatas à integração ainda clandestina ao PCdoB e à liderança estudantil na Faculdade de Economia Frederico. Um recorte no tempo em que a geração de jovens lideranças da Chapa Viração emergia nos diretórios acadêmicos e grêmios estudantis de Salvador. São lembranças do histórico congresso de retorno à legalidade da UNE, em maio de 1979, no Centro de Convenções de Salvador.

Um dos capítulos relata como o PCdoB tornou-se decisivo na região sul do estado, nos anos de 1980. Foi eleito o primeiro vereador comunista de Itabuna. Liderou durante nove anos a luta para que a Fespi se transformasse em faculdade pública (Uesc); denunciou a máfia do tráfico de adoção de crianças e esteve à frente da construção de sindicatos urbanos e rurais no tempo da ditadura e redemocratização do país.

O livro traz depoimentos de personalidades políticas, como o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo; Jaques Wagner, governador da Bahia e Otto Alencar, vice-governador. E dos primeiros companheiros de militância no movimento estudantil e no partido: Carlinhos Andrade, publicitário, diretor-sócio da Leiaute Propaganda, Daniel Almeida, presidente do PCdoB da Bahia, Alice Portugal, deputada federal, Wenceslau Junior, vice-prefeito de Itabuna e Péricles de Souza, membro do Comitê Central do PCdoB, entre outros.

Artistas e líderes de comunidades também dão seu testemunho sobre a importância de uma empresa privada dedicar apoios e custeios a diferentes vertentes de manifestações sociais e culturais da Bahia. Como por exemplo, a cineasta Cecília Amado, diretora do filme Capitães da Areia; os músicos Zelito Miranda, Aroldo Macedo, Armandinho Macedo, Tonho Matéria, Juliana Ribeiro. Além dos campeões da natação, Allan do Carmo, Verônica Almeida, Marcelo Collet, atletas amadores de ponta no ranking mundial.                                      

Dados sobre o autorVander Prata, jornalista, escritor, radialista e publicitário, autor da biografia Clarindo Silva, o Dom Quixote do Pelourinho (2012), livro editado pela Assembleia Legislativa, Coleção Gente da Bahia. 

Atua desde 1975 na imprensa baiana. Diretor de jornalismo da TV Educativa, rádios Itaparica FM, Clube AM. Repórter e editor do Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia, revista Viver Bahia, Jornal do Pelô, Jornal da Pituba. Foi correspondente em Salvador da imprensa alternativa dos anos 1970 - jornais Movimento, Canja, EX-. Repórter das sucursais de O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, O Globo, Veja. Sub-Secretário de Comunicação da Prefeitura de Salvador, Assessor de Imprensa da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon e Associação Comercial da Bahia.